CONCURSOS E SELEÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Perguntas Frequentes

P - Quem pode participar da seleção das casas de cultura estrangeira da universidade federal do ceará?
R – A seleção é pública, ou seja, está aberta a todos que possuam os requisitos mínimos de matrícula (vide edital). Não é necessário ter qualquer tipo de vínculo com a Universidade Federal do Ceará. Não é necessário ter conhecimento prévio do idioma, caso se inscreva para as turmas de nível 1.

P – Qual o valor da mensalidade dos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira da UFC?
R – Salvo os custos associados ao processo seletivo (taxa de inscrição e matrícula) os cursos ofertados são inteiramente gratuitos, não possuem qualquer tipo de mensalidade. É de responsabilidade do candidato, porém arcar com custos inerentes às aulas, como aquisição de material didático, transporte, etc. Lembramos ainda que a aquisição de cópias não autorizadas de materiais didáticos é crime de pirataria, e a lei prevê reclusão de 3 meses a 4 anos e/ou multa.

P - Não concordo com determinado item do edital. Posso recorrer?
R- Sim. Qualquer informação no edital pode ser contestada, se feita nos dias e pelo formato previsto no edital. Fora do período de recurso definido, não é possível recorrer, e a inscrição implica em completo aceite do edital.

P - O que é FACEP?
R - Fundação ACEP ou FACEP é a mais nova fundação de apoio à Universidade Federal do Ceará, estabelecida contando com o corpo técnico e a expertise da ACEP - Associação Cearense de Estudos e Pesquisas.

P - Qual o portfólio da ACEP?
R - A ACEP possui vasta experiência em realização de concursos e seleções públicas tendo realizado mais de 50 certames em âmbitos nacionais, estaduais e municipais. Além desta expertise na realização de certames, a ACEP possui laços estreitos com as Casas de Cultura Estrangeira da UFC, sendo a instituição responsável pela matrícula de alunos no período de 1995 a 2003 e portanto conhecendo a fundo as particularidades deste tipo de seleção.

P – Durante alguma etapa tive uma dificuldade técnica com o sistema. Como proceder?
R – Qualquer dificuldade técnica deve ser reportada à Central de Atendimento ao Candidato, dentro do período pertinente. Não serão aceitas reclamações a respeito de etapas que já tenham expirado. (ex.: "não consegui pedir isenção”, após o período de pedido de isenção, ou "não consegui emitir comprovante de inscrição" após a realização das provas). Evite deixar para o último dia.

P – Qual telefone da Central de Atendimento ao Candidato?
R – A Central de Atendimento não possui telefone ou atendimento presencial e funciona exclusivamente pelo site da Seleção. Toda mensagem enviada é devidamente protocolada e associada ao candidato, para um melhor entendimento e resolução do questionamento, bem como controle de qualidade e segurança. O atendimento não é feito em tempo real, e passa por uma equipe especializada a fim de evitar as constantes frustrações obtidas com "atendentes virtuais" de "inteligência artificial".

P – Será fornecido material de estudo, bibliografia ou provas anteriores?
R – Não. A FACEP está assumindo a seleção 2024.1 e não possui autonomia de armazenar provas anteriores realizadas por outras instituições.

P – É muito difícil passar na seleção das Casas de Cultura?
R – Para o candidato que se dedica, e tem disponibilidade de dias e horários, não. Horários da noite costumam ser mais concorridos (18 às 20 e 16 às 18) que os da manhã (08 às 10 e 10 às 12), e muitas vezes as Casas de Cultura ofertam turmas extras após a publicação do edital, possibilitando aproveitamento de até 100% do candidatos aprovados. O curso de inglês é tradicionalmente mais concorrido, e requer mais dedicação.

P - Como posso obter informação a respeito de meu local de prova?
R - Você deve emitir o comprovante de inscrição, dentro do prazo previsto no Edital. Não será fornecida informação a respeito de locais de prova por outros canais, para a própria segurança dos candidatos.

P - Como será realizado o pagamento da matrícula?
R - Para o certame 2024.1 estaremos utilizando unicamente o PIX, a fim de agilizar o processo de matrícula, realizar várias chamadas em um curto período de tempo, reduzir a quantidade significativa de erros gerados por preenchimento inadequado das GRUs, e preencher de forma mais eficiente todas as vagas ofertadas. Lembramos a todos que realizar um PIX é gratuito aos candidatos, e pode ser facilmente criado através de aplicativos gratuitos de meios de pagamento, para candidatos que não possuem contas bancárias em bancos tradicionais.

Informações atualizadas em 14 de Dezembro de 2023